Última Atualização do Site: Segunda-feira, 25 Março 2024, 09:21h

Terça-feira, 14 Fevereiro 2023

Município de Virmond participa do 1º Dia de Campo de Ranicultura do Paraná

Nesta segunda-feira (13), na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul/PR aconteceu o  1º Dia de Campo de Ranicultura do Paraná, um encontro destinado à produtores rurais, acadêmicos e interessados no ramo de atividade.
O evento contou com mais de 100 inscritos, sendo eles da Cantuquiriguaçu, Curitiba, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Toledo.
O 1º Dia de Campo contou com a organização do Prof. Dr. Ronan Maciel Marcos e equipe da UFFS, do Engenheiro em Aquicultura de Virmond Helton Bartoszik, com a participação dos palestrantes Professor Dr. Andre Muniz Afonso da UFPR e Msc. Eng. Renato Paulo Glowka, tendo como visitações as propriedades de Augusto e Marli Pilarski e Valmir Braganho no município de Virmond que vem sendo referência em Ranicultura na Cantuquiriguaçu.
Entre os principais assuntos trabalhados no dia de ontem estão o potencial para ranicultura, manejo, instalações, viabilidade econômica, entre outros.
“Em 400 m² é possível produzir 18 ton de Rã Touro e ter uma renda de R$ 5 mil por mês - 18 toneladas de carne de rã/ano, o que seriam 36 toneladas de rã viva, que dariam 3,6 kg/m2, dentro do que apresentou o palestrante Prof. Dr. André.
“O município de Virmond sediou em 2020 a primeira capacitação em ranicultura na Cantu, com o apoio do SENAR e da UFPR, e cada vez mais novos produtores estão iniciando esta nova atividade, que além de ser exótica, é rentável para às pequenas propriedades rurais”, afirmou o secretário de Agricultura Vilson A. Buskevicz.
O Eng. Em Aquicultura Helton Bartoszik, lembra da importância da capacitação e apoio dos municípios nesta nova atividade. “A Prefeitura Municipal de Virmond, por meio de suas secretarias é uma grande apoiadora nos eventos e nas capacitações, gera uma nova renda para às famílias, e incentivo que caminham corretamente para a industrialização, sendo ela uma das atividades com maior produção por m², finalizou.